PMDB barra ida de Padilha para comando da articulação política do Planalto | Zanquetta Vitorino Advogados Associados

Notícias

07/04/2015 16h20

PMDB barra ida de Padilha para comando da articulação política do Planalto

O PMDB decidiu não avalizar a transferência do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, para o comando da articulação política do Palácio do Planalto. O convite ao peemedebista gaúcho foi feito nesta segunda-feira (6) pela presidente Dilma Rousseff. A petista acatou uma sugestão do ex-presidente Lula, que a aconselhou a abrir mais espaço para o PMDB no governo federal.

Com a decisão da cúpula peemedebista, caberá à presidente da República decidir se mantém Pepe Vargas na Secretaria de Relações Institucionais. Ele tem sido alvo de críticas de integrantes da base governista desde a disputa pelo comando da Câmara dos Deputados, na qual o candidato apoiado pelo Planalto foi derrotado pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

No xadrez político da Esplanada, Dilma também terá de decidir se troca o comando do Ministério do Turismo, substituindo Vinicius Lages, afilhado político do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pelo ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

A tentativa de levar Padilha para a articulação política foi ironizada pelos peemedebistas do Congresso Nacional. Em resposta a essa operação, que no PMDB foi chamada de "Operação Tabajara", os peemedebistas vão desengavetar na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita a 20 o número de ministério na administração pública federal.

Essa ideia tem sido defendida publicamente por Renan Calheiros e Eduardo Cunha, embora ambos tenham afilhados no governo.

"Renan faz cara de paisagem", disse ao Blog um peemedebista, referindo-se aos momentos em que o presidente do Senado é questionado sobre o apadrinhamento de Vinicius Lages no Ministério do Turismo.

Fonte: Globo G1

MAIS NOTÍCIAS

Ir para o programa PAEBT

Juros a 12%, multa a 2%, anatocismo, comissão de permanência

São formalizações de requisições de pagamento de determinada quantia, superior a 60 salários mínimos por beneficiário, devida pela Fazenda Pública.

Jurisprudencia

Jurisprudência (do Latim: iuris prudentia) é um termo jurídico que significa conjunto das decisões e interpretações das leis.

Downloads

Webmail

Zanquetta Vitorino Advogados Associados - Todos direitos reservados - 2009 - 2024

Desenvolvido por Guia Goioere